10 documentários sobre games que você deve assistir

10 documentários sobre games que você deve assistir

Eu sempre fui muito fã de documentários e making of. Não importa o assunto! Como a primeira parte de muitas, hoje, lhes trago um seleção de 10 documentários sobre games que você deve assistir. Essa lista é bem variada e não fica só nos documentários famosos. Tudo está disponível no YouTube.

Digo Bora!

1 I Am Street Fighter – 25th Anniversary Documentary (Legendado)

A franquia Street Fighter completou 25 anos no ano de 2013 e, para comemorar, a nossa queridona Capcom lançou uma edição especial de colecionador que vinha junto o documentário. Para alegria de todos, a empresa o disponibilizou na integra através do Youtube. Os 72 minutos ‘do filme’ mostram detalhes do processo de criação, curiosidades e a paixão que Ryu e sua turma provocam nas pessoas. O documentário conta com a participação de  Yoshinori Ono,  o principal nome por trás do jogo Street Fighter IV. O vídeo original não possui legendas em português, apenas em inglês. Essa versão possui legenda em portuga ;).

2. 1983 – O Ano dos Videogames no Brasil

Documentário 100% brasileiro. Meu preferido da lista! O projeto, que tem como cabeças: Marcus Vinicius Garrett Chiado, autor de mesmo nome e Artur Palma, diretor da produtora ZeroQuatroMídia. O documentário mostra os primeiros videogames que foram lançados em terras brasileiras, entrevistas com empresários, fãs, como as empresas nacionais se envolveram e desenvolveram suas ideias e estratégias. O Reche já tinha citado ele no belo texto Retro Gamer – Porque a arte de jogar é atemporal.

3. The Gamer Inside (Dublado e Legendado)

O canal gringo: The Gamer Inside produz uma série de vídeos sobre o mundo dos games desde 2010 e, em um dos episódios, mostraram o mercado tupiniquim. O vídeo é curto, 14:33. Mas possui entrevistas com o famoso Stephano Arnhold, da Tectoy, e Moacyr Alves, do projeto Jogo Justo. Lógico que está em português.

4. A Era Do Videogame (Dublado e Completo)

A Era do Videogame é um documentário, com vários episódios, que conta como surgiram os primeiros videogames e como eles evoluíram desde então. Esse vídeo no YouTube conta com a série completa, totalizando mais de 3 horas. Mas nem tudo que reluz é ouro. Como assim? Então, os episódios são bons, mesmo com vários erros históricos.  Eu lembro de assistir ele completo em uma maratona feita pela própria Discovery Channel.

5. Consoles, Joysticks e um punhado de histórias (Dublado)

Olha a produtora ZeroQuatroMídia de novo! Na verdade esse documentário é a primeira produção que a empresa fez. Ele foi realizado em 2010, mas só foi disponibilizado em 2016, como um piloto de um projeto que buscava contar a história dos videogames no Brasil, pegando desde o Atari até a geração PS3/Xbox 360. Como consta na descrição no vídeo: “Infelizmente o projeto nunca foi vendido e não passou do Trabalho de Conclusão do Artur Palma, Rob Vitorino, Thiago Rebouças e Willian Sassano.”

6.  The Making of The Last of Us (Legendado)

Não precisa dizer nada. Um dos melhores jogos de todos os tempos. Está legendado em português. Assista!

Os vídeos 7, 8, 9 e 10 foram produzidos pelo UOL Jogos. Os vídeos mostram a criação das principais revistas de games do Brasil.

7. Super Gamer Power

8. Gamer

9. Ação Games

10. Video Game

Conclusão

E ai, o que achou da lista? Já conhecia essas produções? Comente qual faltou!!!