Conheça 9 canais gringos de retrogame pra treinar o seu inglês

Conheça 9 canais gringos de retrogame pra treinar o seu inglês

FdB Recomenda – Conheça 9 canais gringos de retrogame pra treinar o seu inglês

Olá fliperameiros e fliperameiras! Hoje vamos recomendar 9 canais gringos relacionados a retrogaming pra você afiar o seu inglês e ter uma pronúncia tão cabriocárica quanto a equipe do FdB. A lista é bem variada e vai de colecionadores até desenvolvedores de jogos!

Confira aí.

1. Metal Jesus Rocks

Jason, ou Metal Jesus (@MetalJesusRocks), é o host desse canal de retro games cheio de carisma, loucuragem e, claro, Metal. Aqui você vai encontrar vídeos de todos os tipos, guias de compra de consoles, listas de hidden gems, gamers fazendo comida, vídeos de conferências de retro games, e por aí vai. Além do Metal Jesus, o canal conta com frequentes convidados que são parte da sua “crew”. Eles vão de colecionadores à donas de lojas de retrogames e são todos muito divertidos. Um outro ponto alto do canal é que Jason e seu buddy Drunken Master Paul trabalharam na Sierra, e vira e mexe contam histórias de como era trabalhar lá. Pra começar recomendo o vídeo onde cada um dos colaboradores fala do seu console estranho (oddball) favorito.


2. GameSack

Esse é um canal que pra ser honesto já dei uma enjoada, mas ainda assim recomendo por que eles tem muuuuito material. Destaque para os episódios dedicados à consoles específicos e seus principais jogos. Joe e Dave são colecionadores e tem um quantidade incrível de jogos e hardware, tando retro games como jogos atuais. Vou recomendar o vídeo em que eles falam do saudoso devorador de pilhas, o Game Gear:


3. Nostagia Nerd

Esse aqui é pra quem quer treinar o inglês britânico. Confesso que pode ser um pouco difícil, mas vale a pena. Ele foca mais nos consoles da Sega e nos computadores de 8 bit que foram mais populares na Europa como o ZX Spectrum. Vou deixar aqui a recomendação para o vídeo de Top 7 Jogos para o ZX Spectrum, muito cidtato no podcast do FdB por seu esquema de cores um tanto quanto estranho. Além disso ele tem uma série chamada Bite Size, onde ele explica em mais detalhes diferentes aspectos relacionados à computadores das antigas.


4. Game Historian

Norman Caruso (@GamingHistorian) faz jus ao nome do seu canal, o cara é realmente O historiador de games. Em seu canal ele faz basicamente mini documentários sobre vários assuntos relacionados a jogos. Um  exemplo uma detalhada história de quando a nike processou a sega por causa um comercial! Pra começar com ele recomendo um vídeo que vai tocar o seu coraçãozinho gamer, uma homenagem póstuma ao Satoru Yuata. De bônus vou recomendar aqui um documentário de 59 minutos sobre a história do jogo Tetris, como ele foi feito e todas as tretas para levá-lo para fora da união soviética.


5. My Life in Gaming

Esse é o canal perfeito pra quem quer saber todas as opções para ligar seus consoles em uma tv, seja ela um tubão clássico ou uma novíssima TV full hd ou 4K. Os caras (@MyLifeInGaming) esmerilham no detalhe tudo que você precisa saber. Recomendo essa vídeo onde eles comparam todas as versões de Castlevania: Rondo of Blood e Symphony of the Night e quais opções são as melhores em termos de imagem.


6. DF Retro

DF Retro não é exatamente um canal, mas uma série dentro do famosíssimo Digital Foundry. A série DF Retro é emcabeçada por John Linneman (@dark1x) e, como diz o nome, foca em jogos retro. Ele normalmente escolhe um jogaço, às vezes até obscuro, e vai explorar todos os ports existentes, opções de emulação, prós e contras, como é a melhor maneira de jogar o jogo hoje em dia, e por aí vai. Recomendo pra começar o vídeo sobre um jogo que marcou a indústria: DOOM. De bônus vou deixar aqui o video sobre um jogo que eu amava e gostaria muito de ver um remake: Legacy of Kain: Soul Reaver


7. The 8-Bit Guy

Basta ver a pinta do Dave Murray, apresentador do canal, pra sentir que ele é um Nerd de raiz. O cara é um talento, manja de eletrônica, música (em especial teclados), compõe, programa em assembly e por aí vai. No seu canal ele mostra todas essas habilidades. Tem vídeos reparando computadores clássicos, falando sobre a história de diversos eletrônicos, fazendo retrobrighting, mods, etc… Minha recomendação vai para o vídeo em que ele fala do Comodore 64, um dos maiores expoentes da época dos computadores pessoais de 8-bit no mercado norte americano.

Além desse, recomendo também o vídeo onde ele fala um pouco sobre o jogo que ele criou para o C64, o Planet X2 que foi quase inteiramente feito por ele. Atualmente ele está trabalhando em uma sequência para MS-DOS, o Planet X3, financiado pelo kickstarter em uma campanha que arrecadou $113,640 de uma meta de $30,000.


8. Retro Game Mechanics Explained

Esse já é um canal menor, atualmente com um pouco menos de 55.000 inscritos.(@RetroGameMechEx) Não é um canal para todo o retrogamer, mas sim pra quem gosta de entender como os jogos funcionam por dentro. Esse canal tem o dom de explicar como funcionavam vídeo games antigos com técnicas muito visuais fáceis de entender.

É especialmente recomendado pra quem tem um pezinho na área de desenvolvimento de software. Pra começar recomendo o vídeo onde ele explica por quê alguns jogos de NES tinham alguns problemas no canto da tela quando faziam rolagem vertical e horizontal ao mesmo tempo, como Super Mario Bros 3.

Bônus: Nesse vídeo ele explica como produz suas animações em cima de dados extraídos de emuladores.


9. GameHut

Pra fechar com chave de ouro, recomendo o canal GameHut (@GameHutter), do fundador e programador da Travellers Tales, responsável por clássicos do Mega Drive como Mickey Mania, Toy Story e Sonic 3D Blast. O canal é recente, mas já conta com mais de 100.000 inscritos. Nele, Jon, entre outras coisas, explica como conseguiu realizar efeitos incríveis com os limitados recursos do Mega Drive. É difícil não se impressionar com a essa cena de Mickey Mania e também com a maestria em como Jon consegue explicar a sua realizaçao técnica com tanta simpliciade.

De bônus deixo esse vídeo onde ele explica como fez pra acomodar a abertura de Sonic 3D Blast em um cartucho de 4MB.

Disclaimer

E então fliperameiros e fliperameiras? Já conhecem alguns desses canais? O que acharam? Deixem aí seus comentários!