10 jogos de SNES com trilha sonora com qualidade de CD

10 jogos de SNES com trilha sonora com qualidade de CD

Você ainda pira em jogos de SNES? Se lembra de vários jogos com uma trilha marcante? Ouve elas no YouTube ou no celular? Se a resposta foi sim, então que tal eu te dizer que “dá para” jogar e ouvir a trilha sonora com qualidade de CD.

Digo bora!!!!

O que é e como funciona esse trem?

Vamos começar do começo. O PC Engine começou a 4ª geração dos games e também foi o primeiro console a utilizar um leitor de CD-ROM, que era vendido separadamente. Lançado no Japão em 1988, esse “plus a mais” proporcionava mais espaços que os HuCard, músicas digitais, vozes e animações de melhor qualidade.

Você pode ouvir essa qualidade na incrível e linda trilha do Castlevania: Rondo of Blood (1993).

Em 1993, a Sega lançava mais uma peça do seu Megazord: o Sega CD. Ele aumentava o tamanho do armazenamento e a qualidade de áudio,  mantendo o restante do sistema praticamente inalterado.

E quantos aos jogos?

Então, um bom exemplo é  Final Fight CD, um port completo do primeiro jogo que ganhou uma uma versão para o SegaZord e uma trilha com qualidade ímpar. Ouça:

Todo mundo já sabe que a Sony foi contratada para produzir um anexo de CD-ROM para o SNES e que essa parceria foi para as cucuia. Na 5ª geração dos consoles a Sony lançou o PlayStation e a Nintendo lançou o incrível só que não Virtual Boy.

Durante algum tempo o programador Byuu trabalhou em um chip que daria poderes especiais ao Super Nintendo (MSU-1), mais especificamente a capacidade de ler quatro Gigabytes que estão previamente compactadas no cartucho. Ou seja, oferece reprodução de vídeos em maior qualidade e reproduzir músicas com qualidade de CD. Outro truque, do chip, é armazenar os dados do programa copiando esses dados na RAM principal do SNES e executá-los a partir daí.

O MSU-1 não pode ser usado como memória RAM. Ou seja, não pode ser usado para armazenar quatro Gigabytes de jogos salvos e ele também não pode ser usado para reproduzir mais de uma faixa de áudio de cada vez.

O chip dá uma ‘tunada’ no SNES, mas segundo as palavras do criador:

O chip MSU-1 basicamente oferece o que a Sony deveria fazer.

O MSU1 é um chip de expansão, na mesma onde do SuperFX, SDD-1, CX4 ou da série DSP já utilizada em jogos como em  Top Gear 3000Super Mario RPG, Star Fox, Mega Man X e X2 e etc, saiba mais em 10 jogos do Super Nintendo que usaram chip adicional para melhorar o desempenho do console postada aqui no site, e a maioria dos jogos com cenas no Modo 7.

Com isso muitos romhackers começaram a modificar trilhas sonoras dos jogos preferidos. Uns trocavam as músicas por versão de outros consoles, remixes e etc.

O que vai precisar para rodar?

Essa é uma pergunta bem importante. Primeiro de tudo você vai precisar da rom modificada e além disso, para emular os jogos é necessário utilizar o emulador Higan (ou BSNES), o único que consegue emular 100% as especificações do hardware original. Ou ainda você pode jogar diretamente no seu Super Nintendo, desde que possua o flashcard SD2SNES.

Mini tutorial:

  • Para jogar no SD2SNES, basta descompactar e copiar a pasta para o cartão SD. No SNES, vá até a pasta copiada no SD e abra o arquivo “NOMEDOJOGO_msu1.sfc”.
  • Para jogar pelo emulador Higan(BSNES), descompacte e abra o arquivo “NOMEDOJOGO_msu1.sfc” presente dentro da pasta descompactada.

Então, como diz o título desse texto eu escolhi 10 jogos em que as versões modificadas trazem uma nova experiência na hora de curtir a trilha sonora. Links inclusos :D!

Vamos a lista sem ordem de preferência

Hoje é possível encontrar diversos jogos com essa modificação na internet, mas para essa primeira postagem eu escolhi os jogos que já possuem as trilhas sonoras originais maravilhosas para dar aquela tunada.

1. Chrono Trigger

A equipe dos sonhos produziu um dos melhores jogos de todos os tempos. Se você nunca jogou, está perdendo uma baita jogo! Vamos ao que importa: a trilha sonora de Chrono Trigger é muitas vezes considerada como uma das melhores composições de 16 bits já produzidas. Essa versão substitui a trilha sonora do jogo com os novos arranjos criados por Blake Robinson’s,  o jovem responsável pela incrível, Chrono Trigger Symphony.  Já tinha comentado sobre a trilha no texto 10 ÁLBUNS DE GAMES PARA OUVIR NO SPOTFY.

2. F-Zero

Se já era bom, agora ficou ainda melhor. Aqui temos F-zero com versões remixadas mais Rock n Roll e outra com músicas da versão do Nintendo 64. Já gravamos um podcast sobre o jogo, ouça clicando aqui.

São várias versões, escolha a que mais gostar e se divirta:

3. Top Gear 1

Uma das melhores e mais empolgantes trilhas sonoras dos games. Aqui temos versões com trilhas diferentes da realizada pelo romhacker Kurrono Kei. Uma com versões remixadas super ‘dançante” e outra com a trilha do game Chase Horizon. O compositor Barry Leitch trabalhou na trilha dos dois jogos. Já gravamos um podcast sobre o jogo, ouça clicando aqui.

4. Wild Guns

Trilha sonora de Wild Guns com o chip msu-1

A trilha é sensacional. Um clima de Faroeste com pitadas de músicas de Tokusatsu. Essa versão utiliza as músicas extraídas de Wild Guns Reloaded, versão remasterizada que foi lançada para a 8ª geração e PC. Já gravamos um podcast sobre o jogo, ouça clicando aqui.

5. Captain Commando

Trilha sonora de captain commando com o chip msu-1

A Capcom sabia produzir trilhas marcantes para os sues Beat’ em up. Captain Commando não poderia faltar aqui nessa lista. São duas opções de trilhas. Uma utiliza as músicas extraídas da versão de Arcade e a outra do Playstation 1. Já gravamos um podcast sobre o jogo, ouça clicando aqui.

6. Out of This World

Trilha sonora de Out of this World com o chip msu-1

Música 120% cinematográfica. O compositor, Jean-François Freitas, já declarou que a trilha foi inspirada em trilhas sonoras de filmes como De volta para o Futuro.  Esta nova trilha foi extraída da versão do 3DO. Também utiliza a música da introdução da versão comemorativa de 20 anos de lançamento do jogo. Já gravamos um podcast sobre o jogo, ouça clicando aqui.

7. Sunset Riders

O clássico Sunset Riders do SNES ganha uma versão MSU-1 que ficou uma teteia. Essa novas trilha utiliza as músicas extraídas da versão de Arcade que são ainda mais lindas. Alguém gostaria das músicas do Mega? Já gravamos um podcast sobre o jogo, ouça clicando aqui.

8. Demon’s Crest

A trilha original é fantástica, mas essa nova é foda Ela e totalmente orquestrada. Já gravamos um podcast sobre o jogo, ouça clicando aqui.

9. Super Castlevania IV

O jogo matem a trilha ótima da franquia. A nova trilha é composta basicamente de versões remasterizadas da versão original, o que é algo excelente, pois mantém a qualidade das composições clássicas, mas se libertando das limitações técnicas do hardware do SNES, permitindo, assim, versões mais elaboradas das músicas.

10. Megaman 7

O romhacker DarkShock foi quem disponibilizou o patch para Mega Man 7. Último jogo da série clássica para o SNES tem um ótimo gráfico, jogabilidade redonda e uma trilha sonora extremamente marcante.  Aqui deixamos duas versões incríveis: Uma com músicas remixadas e outra, para os fans mais antigos, com músicas em estilo 8-bits

 

Fim

O que achou do texto e da lista? Qual jogo gostaria de ter a trilha em qualidade de CD? Abraço e um bejo na bunda!