Fliperama de Boteco #365 - Dossiê: 3DO
in

Fliperama de Boteco #365 – Dossiê: 3DO

Hoje os historiadores Guilherme Ferrari, Guilherme Dellagustin, Alexandre Machado e João Antunes Jr. cometam sobre o 3DO Interactive Multiplayer, comumente chamado apenas de 3DO. Foi lançado pela The 3DO Company em outubro de 1993 nas Américas e em 1994 no Japão e na Europa. Por conta do lançamento ter sido anterior à grande potência que viria a ser o console da Sony, o 3DO teve vendas significativas no primeiros meses, porém, com a chegada do já mencionado PlayStation e de outros consoles 32-bits, como o Sega Saturn, as vendas caíram exponencialmente.

Resumo do 3DO

O 3DO Interactive Multiplayer, ou simplesmente 3DO, foi um console de videogame de 32 Bits lançado no mercado e foi lançado 4 de outubro de 1993 nos EUA e 20 de março de 1994 no japão.
Nascido do então presidente da Electronic Arts Trip Hawkins e da união de sete empresas diferentes, era um console com especificações técnicas robustas, e apesar de ter um lançamento em escala de mídia mundial, não teve a mesma penetração de mercado comparado aos seus principais concorrentes: o Mega Drive e o Super Nintendo, que já tinham uma base sólida de fãs e uma vasta biblioteca de games.

  • O 3DO vendeu por volta de 2 milhões de unidades no mundo todo;
  • Devido a vários erros mercadológicos, seu lançamento foi um desastre. O primeiro, e maior deles, foi o preço. No seu lançamento o Panasonic FZ-1 foi vendido por assustadores 699,00 dólares. Para ter ideia, o preço de lançamento do NeoGeo era de 649,00 dólares. Atualizando o preço do 3DO de acordo com a inflação, hoje seu valor de lançamento seria de 1.165,10 dólares, ganhando o título de videogame mais caro da história;
  • Surgiu como uma plataforma multi-tarefa, multi-entretenimento. Seu nome surgiu do pensamento na evolução das tecnologias, que eram audiO, vídeO, 3D…O.
  • Apesar de citado como o primeiro videogame 32-bit da história a ser distribuído mundialmente, o mérito também é dado com frequência ao Amiga CD32 — lançado em julho de 1993, cerca de 3 meses antes do 3DO — que tinha processador Motorola 68020. Mas antes deles ainda, o primeiro 32-bit de fato foi o FM Towns Marty, que pouca gente por aqui ouviu falar; lançado só no Japão em 20/02/1993, pela Fujitsu, com distribuição muito reduzida, é um item apreciado por colecionadores;
  • O 3DO fechou o ciclo com pouco menos de 250 lançamentos. Mesmo tendo o “multimídia” no DNA, pouco disso foi visto, exceto uns atlas 3D e cursos de idiomas;
  • Um sucessor do 3DO chamado de M2, inicialmente foi planejado como um acelerador que seria acoplado ao 3DO aprimorando suas especificações técnicas, para depois virar um projeto de um videogame independente;
  • O fim melancólico do 3DO foi em 1996.

EDIÇÃO
Marcos Melo

SUGESTÕES, FICHAS, CRÍTICAS, DICAS E DÚVIDAS
Envie e-mails para: [email protected]

ADICIONE O NOSSO FEED
Abra o Itunes, clique em AVANÇADO, depois em ASSINAR PODCAST, cole o link a seguir e aperte em OK: Aqui

NOSSA PÁGINA NO ITUNES
Acesse aqui: Itunes Fliperama de Boteco

Postado por Guilherme Ferrari

Aqui é o Guilherme, GZ, hoster do podcast!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Fliperama de Boteco #364 - In The Hunt

Fliperama de Boteco #364 – In The Hunt

Fliperama de Boteco #366 - SimCity

Fliperama de Boteco #366 – SimCity