Conheça Micro Mages - O novo jogo retrô da Morphcat

Conheça Micro Mages – O novo jogo retrô da Morphcat

Ola fliperameiras e fliperameiros! Você já ouviu falar ou leu algo sobre Micro Mages ???

Sejam bem-vindos ao futuro … do passado?

O estúdio alemão Morphcat Games, composto pelos desenvolvedores Julius Riecke e Nicolas Bétoux, conseguiu atingir em mais de 1000%, eu disse MIL POR CENTO o seu objetivo no financiamento coletivo do kickstarter para o seu futuro jogo retrô, Micro Mages. Eles conseguiram alcançar uma contribuição de €151.167 em uma campanha que tinha o objetivo de arrecadar €15.000.

Captura de tela do jogo

Mas o que isso tem de tão especial?

Ao contrário de jogos retrôs recentes famosos por sua qualidade, como Shovel Knight, Axiom Verge e …, Micro Mages é um jogo 8 bits e será lançado, acreditem, para o NES/Famicon! E, terá versão digital (ROM para download) e física, ou seja, cartucho, caixa e manual.

 

Cartucho, caixa e manual de Micro Mages
Cartucho, caixa e manual de Micro Mages

Veja o trailer abaixo. E, depois de juntar o seu queixo no chão, continue lendo para mais ficar ainda mais impressionado.

Como se não bastasse essa fluidez e arte sensacionais, a empresa ainda tem o objetivo de suportar multiplayer cooperativo local para até quatro jogadores. Para isso usará os periféricos NES FourScore e Hori 4-player adapter. O mais impressionante: fazê-lo caber em um cartucho de apenas 40 KBytes!

NES Four Score
NES Four Score – imagem por Evan-Amos – Domínio Público
Esse é o tamanho de jogos que o NES suporta sem o uso de mappers, os chips que permitiam o NES acessar mais memória no cartucho, entre outras melhorias. Era o caso de jogos como Super Mario Bros, Balloon Fight e Ice Climbers, todos de 1985, ainda no início da vida do console.

Para empacotar essa lindeza em tão pouco espaço eles tiveram que usar técnicas bem espertas de otimização de sprites e criação de cenários com agrupamento de tiles, algo que eu não conseguiria explicar em um post, mas quem entende um pouco de inglês pode conferir no vídeo abaixo onde eles explicam muito bem:

E então fliperameiros e fliperameiras, empolgados?

O que vocês acham de novos jogos para consoles antigos?

Deixe aí seu comentário.

Atualização: O jogo não tem data prevista para venda. O press kit do jogo diz apenas 2018 / 2019, mas as primerias cópias para os apoiadores da campanha devem sair em Abril de 2019.