Nikoderiko é uma mescla de Donkey Kong Country e Crash Bandicoot
O título “Nikoderiko: The Magical World” teve seu lançamento no dia 05/12/2024 pela VEA Games (desenvolvedora) e Knights Peak (publicadora). O jogo é um plataforma 2D/3D com um visual 3D muito colorido e bonito.
É possível notar uma influência muito grande de jogos clássicos e recentes das franquias DKC e Crash Bandicoot em sua jogabilidade, visual e até trilha sonora (o David Wise, compositor das trilhas sonoras de grande parte dos títulos de DKC, compôs a trilha sonora).
O jogo está por R$ 91,99 na Steam.
Quer dar uma olhada no visual? Portanto, confira o trailer:
Considero o visual bem fofo, sobre a música do trailer: ela não é do jogo.
A análise terá possíveis spoiler, portanto pule para a conclusão para ter um resumo e nota sem spoiler.
Jogabilidade
O Nikoderiko: The Magical World é um jogo de plataforma 2D/3D, as sessões em 2D das fases lembram muito os jogos mais recentes de Donkey Kong Country (o Returns e o Tropical Freeze), enquanto as sessões em 3D lembram mais os jogos clássicos do Crash Bandicoot/Banjo-Kazooie.
É possível jogar com 2 personagens (um controlado por algum amigo) ou jogar sozinho.
Os comandos são simples e bem responsivos, basicamente: andar, pular (é possível planar ao segurar o botão de pulo), pulo na parede (walljump), cair no chão (depois que pular e serve como ataque), agarrar (para jogar baús e etc) e escorregar no chão (serve como ataque).
Existe ainda o movimento de voo (para cima e para baixo) e o movimento de nado (em que você vai para cima e para baixo e tem um Dash que serve como ataque).
Movimento com o Dino
Além disso, existem os movimentos específicos de cada animal auxiliar (alguns compráveis para usar em fases comuns, outros obrigatórios em certas sessões).
Montarias compráveis
O jogo não é difícil (existem os modos fácil e normal), porém, se você gosta de desafio é só tentar platinar o jogo… digamos que você vai deparar com algumas conquistas meio complicadas:
O que o jogo não tem em dificuldade, ele tem em diversão.
A mecânica de combate para inimigos comuns é bem simples: alguns são derrotados pulando em cima, outros dando uma rasteira e outros os dois.
Já os chefões têm suas próprias mecânicas. O primeiro é muito criativo, já que você precisa montar em um sapo e atirar saliva enquanto esquiva do ataque do chefão Darby, o castor. Enquanto a fase do segundo chefão é uma clássica fase de voar no barril do DKC Returns (só que nesse caso é um réptil com Jetpack).
Fases e Cenários
Outros clássicos presentes são os barris/objetos no cenário que atiram você para outra sessão, checkpoints animados (um foguete de artifício que voa quando você chega), moedas e etc.
A câmera pode mudar durante a fase entre cenários 2D e 3D.
A transição entre 2D e 3D é muito satisfatória de se ver, não acha?
Os cenários 2D lembram muito os DKC recentes, com desafios e progressão semelhantes. Enquanto os cenários 3D lembram os cenários 3D do Crash, em que você se move para frente ou para trás.
Essa alteração é muito legal e fluída na jogatina. Outras alterações são entre o padrão normal de plataforma para áreas aquáticas ou áreas de voo (em que você nada ou voa para cima e para baixo).
Os cenários variam bastante de fundo com relação à área e desenvolvimento da fase. Sinceramente, estão bem belos e coloridos, bastante agradável na vista.
Trilha Sonora
O que falar da trilha sonora? David Wise! Ela estranhamente é menos acelerada e mais calma.
Elas são instrumentais e ambientais (colam com o cenário) como é clássico do David Wise.
As trilhas em si são boas, o problema está no momento entre a trilha e a fase. Não sei o que aconteceu, porém elas não se encaixam. Em um momento que deveria se ter uma tensão e ritmo de desafio, a trilha está tranquila ou não passa o sentimento que deveria estar passando.
Um momento de tensão que a música está calma
Isso é uma pena! Pois que jogou os títulos em que o David Wise compôs a trilha sonora sabe o quão incrível é quando o momento a trilha se encaixam.
Enredo e Personagens
O enredo é simples, em resumo: Dois irmão mangustos, Niko e Luna, têm seu tesouro roubado e passam a ser perseguidos pelo exército de Cobritos do Barão Grimbald.
Eles terão auxílio das montarias: Bóris, o Javali; Sandro, o Sapo; Oceanis, o Cavalo-marinho e o Dino, o Dinossauro.
Assim como dos moradores da ilha: Rivar, o Inventor; Orlius, o Sábio e muitos outros!
Os diálogos são bem descontraídos e bobinhos, infelizmente os personagens mexem a boca, mas a maior parte do sentimento passado é algo quase vazio, principalmente no Niko
A interação com os personagens é divertida e alguns têm funções importantes, como a de “comércio” que é feita pelo Rivar (é possível comprar “equipamentos” ou desbloquear curiosidades do jogo num sistema de Gacha).
Além disso, os personagens principais possuem um certo carisma: o Niko é aventureiro e bobo, a Luna é esperta e animada.
Algo que falta é uma expressão facial/corporal melhor na maior parte dos diálogos ou momentos em que os personagens poderiam demonstrar emoções.
A expressão é algo quase "sem vida"
Nesse caso foi alguma escolha estética, mas que creio não combinar com o 3D, que é essa esticada de "imagem PNG".
Conclusão
O Nikoderiko: The Magical World é uma boa homenagem ao gênero plataforma e aos jogos que ele usou como influência, porém há uma falta de cuidado com detalhes (como gráfico, otimização e uso da trilha sonora).
Ou seja, é um bom jogo de plataforma.
Apesar de ter algo aqui ou acolá que poderiam ser melhores, os cenários e os personagens estão belos. Quanto à música… bem, David Wise! São boas e seguem a pegada do compositor.
As plataformas em que o título está disponível são: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X e Series S, PC e Xbox One.
O jogo está OK em otimização, vez ou outra o jogo dava um certo “engasgo”. Há compatibilidade com controles modernos. Versão Testada – PC/Steam
Vale a ficha na promoção!
Gostou do conteúdo? Portanto, confira nosso canal no Youtube
Conheça também nosso podcast Fliperama de Boteco
Quer entrar em contato para parcerias? Então, nos mande uma mensagem através do e-mail “[email protected]”!