O Expansion Pak é um famoso acessório de hardware para o Nintendo 64, lançado em 1998. Ele serve para adicionar 4MB de RAM ao console, aumentando a capacidade do console para renderizar gráficos e processar informações. Mas algumas perguntas ficam:
O Expansion Pak Vale a pena? Realmente Funciona? Meus jogos vão ficar lindos? Funciona com todos os jogos ou só alguns? E esse papo que estraga os jogos? Essas e outras perguntas serão respondidas no artigo de hoje!
O Nintendo 64, como grande parte dos videogames antigos, adorava uma expansão! Você pode notar que ele possui duas portas colocadas em seu projeto prevendo um upgrade futuro:
A primeira delas fica embaixo do console, seria destinada ao Nintendo 64 Disk Drive – um leitor de discos de maior capacidade, assim como o Mega drive tinha o Sega CD, o Pc-engine teve seu leitor de CD e o Super Nintendo quase teve seu “Playstation“.
Os novos discos eram mais baratos de produzir e expandiam a capacidade de armazenamento em até 64 MB. Pouco comparado a um CD (650MB) mas eram bem mais rápidos de ler comparados com a tecnologia dos drives de leitura ópticos da época (cartucho: 5 a 50 mbps / DD: 0,5 a 1 mbps / CD 0,3 mbps em pico).
A outra porta expansiva fica em cima do console, debaixo da tampinha e seria uma porta para receber um upgrade de memória necessário para aproveitar os recursos do Disk Drive.
Eis que surge então o Expansion Pak (NUS-007): um incremento de 4 megabytes de memária RDRAM que duplica a capacidade do console. Ele substitui o JUMPER PAK, que é apenas um jumper pra informar que não há RAM extra instalada no sistema. Foi concebido inicialmente para suportar o ganho multimídia provido pelo Drive de disquete, mas acabou sendo utilizado por algumas desenvolvedoras para extrair uma melhor imagem do sistema.
O Disk Drive não virou, já o Expansion Pak…
O tão sonhado Disk Drive só deu as caras em 1999, com dois anos de atraso e teve uma venda bem modesta, e apenas no Japão. Teve apenas 9 jogos lançados e no território americano não foi lançado oficialmente, apenas um protótipo que inclusive lia discos de tamanhos diferentes do DD japonês.
Mesmo com o engavetamento do projeto Disk Drive na América, o Expansion Pak foi distribuído junto com o jogo Donkey Kong 64 como uma solução de contorno de um bug que não foi resolvido no jogo. Com o incremento de RAM, o jogo não travava mais. Foi assim que eu consegui o meu!
Alguns desenvolvedores utilizaram-se do Expansion Pak para dar uma tunada em seus jogos: a maioria deles usou pra aumentar a resolução dos jogos, que inicialmente era 240p(320×240), deixando ele mais bonito; alguns utilizaram para aumentar o “draw distance”, que é o ponto onde os elementos começam a ser construidos em tela, ai temos menos fog (neblina) nos jogos e, outra melhoria proporcionada pela memória extra é aumentar o fps (quadros por segundo) deixando assim o jogo mais fluído.
A Polêmica
A polêmica deste acessório gira em torno que a maioria dos jogos não deixa escolha de ativar ou não o modo de Alta-resolução, tornando-o obrigatório diminuindo assim, na maior parte dos jogos, o desempenho. Em virtude disso, surgiu o estigma de “o upgrade que piora o videogame”, muitos dizem que não compensa adquirir este equipamento pois os ganhos são mínimos. Seria só pra jogar Perfect Dark, Donkey Konge 64 e Majora’s Mask, que são títulos obrigatórios.
Os Jogos
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Disclaimer
Eu estava que nem um doido procurando um Jumper pak pra comprar, pra remover meu Expansion Pak do videogame e jogar meu Residente Evil 2. Acontece que as telas do jogo tem resolução diferentes: a tela de opções tem uma resolução, a tela de jogo quando tem poucos zumbis é uma resolução bem alta e quanto tem muitos elementos ele chaveia para baixo. Isso num scaller acaba gerando uma tela preta a cada mudança de tela para ele poder recalcular o tamanho da tela e fazer o upscalling. Essa tela preta é suficiente para tomar altos danos de zumbis. Nem o framemeister escapou dessa! Na tubo, quando a resolução vai muito pro alto, causa um efeito de flickering absurdo então, se você não tem uma TV de tubo das top da balada, vai ter problemas também. Esse foi o meu caso. Pelo que pesquisei, o Resident Evil é o único caso com resolução dinâmica durante o jogo. Mas claro, isso é um caso isolado resultado de tentar utilizar tecnologia do passado nos tempos atuais rs rs
A falta da opção para setar ou não se você quer utilizar o modo de hi-res em muitos jogos, pra mim, foi o pior ponto. Pois alguns jogos eu preferia não ligar para não perder desempenho. Penso que na época, como não tínhamos parâmetros de framerate para comparar, a perda de quadros talvez não tivesse sido tão significativa, mas hoje, como já conhecemos o tal dos 60 frames por segundo, alguns jogos ficam muito quebrados, quiçá ruins de jogar mesmo. Então o chaveamento fica em cargo de remover e colocar a expansão como se fosse um cartucho.
Uma pequena minoria dos jogos possibilita a escolha do high resolution mode através do menu de opções, e quando este modo não é ativado, a memória é utilizada para subir a taxa de quadros. Aí meu amigo.. valeu muito a pena ter um desse!
Então, para concluir, acho que vale a pena ter um desse… mas mantenha por perto o Jumper pak. Em alguns jogos o ganho é absurdo e fica muito lindo! Uns games priorizam a beleza, outros proporcionam conteúdo extra, outros dão um conforto na jogatina aumentando o framerate e outros usam o expansion para permitir o multiplayer simultâneo em tela, que seria impossível sem ele. Em contrapartida, uns jogos travam e outros perdem desempenho pois entram em modo de alta resolução obrigatoriamente.
Então, vá experimentando, dê uma lida na tabela aí em cima e é claro, deixe sua opinião.
Até a próxima!