Conheça o Colecovision e o SG-1000 - Dois consoles com praticamente o mesmo hardware

Conheça o Colecovision e o SG-1000 - Dois consoles com praticamente o mesmo hardware

Conheça o Colecovision e o SG-1000 – Dois consoles com praticamente o mesmo hardware

Lá na época da segunda geração de consoles, quando o Atari 2600 reinava com River Raid e Pitfall, tivemos vários consoles, inclusive com hardware bem melhor, tentando desbancar o velho de guerra. 

Ainda antes do crash de 83 surgia nos EUA em 82 o Colecovision, baseado no processador Zilog Z80, tendo como chip de som o SN76489A com 3 canais de onda quadrada e um de ruído, normalmente usado para percussão. Esse chip é um sucessor do TMS9919 da Texas Instruments, desenhado para uso no seu computador, o TI-99/4. Um diferencial que vinha se tornando padrão nos computadores de 8 bit da época era um chip dedicado ao processamento de vídeo, agora com a capacidade de gerar imagens baseadas em sprites e planos de fundo baseados em “ladrilhos” (na falta de um termo melhor em português para tiles) formados por 8×8 pixels. Como chip de vídeo o Coleco usava um TMS9918, também da Texas Instruments, e também desenhado originalmente para o  TI-99/4.

Pode-se dizer que ele foi montado com componentes já disponíveis no mercado (em inglês usa-se o termo “off the shelf”, direto da prateleira).

Conheça o Colecovision e o SG-1000 - Dois consoles com praticamente o mesmo hardware
ColecoVision, imagem por Evan-Amos, Domínio Público

Não muito depois, do outro lado do mundo, uma certa empresa, nascida americana, naturalizada japonesa e já bem estabelecida no mercado de Arcades, planejava sua entrada no mercado de consoles e computadores caseiros.

Essa empresa era ninguém menos que a Service Games, ou, para os mais íntimos SEEEEGAAAA.

No mesmo dia do lançamento do Nintendo Famicom, a Sega trazia ao mercado Japonês o SG-1000 que, por coincidência ou não, trazia exatamente os mesmo componentes principais e mesma quantidade de memória RAM do Colecovision.

Conheça o Colecovision e o SG-1000 - Dois consoles com praticamente o mesmo hardware
SEGA SG-1000, imagem por Evan-Amos, CC BY-SA 3.0

As semelhanças entre os dois consoles era tanta, que havia até um clone, o DINA 2 in One ou Telegames Personal Arcade nos Estados Unidos, que era capaz de rodar os jogos de ambos os consoles.

Um console Dina 2 in 1. Conheça o Colecovision e o SG-1000 - Dois consoles com praticamente o mesmo hardware
Dina 2 in 1, imagem por Evan-Amos, CC BY-SA 3.0

Mas e os Jogos?

Com um hardware tão parecido, era de se esperar que os jogos fossem praticamente idênticos para ambos os consoles, certo? E também que a lista de jogos para eles fosse parecida, não?

Afinal, para que um empresa gastaria dinheiro desenvolvendo um jogo para cada um, não é mesmo?

Aqui é que a coisa fica interessante, a lista de jogos dos dois consoles não possuem tantos jogos em comum. Os jogos lançados para ambos eram diferentes, às vezes bem diferentes, claramente desenvolvidos por times diferente!

Vamos às comparações!

1. Choplifter

Um jogo de helicóptero onde você deve resgatar prisioneiros de guerra. Original do arcade, foi adaptado para ambos os consoles.

É notável que em ambos os consoles existe um efeito rudimentar de paralaxe, algo difícil de implementar nesse hardware.

Apesar de serem jogos parecidos, dá pra ver que por baixo dos panos são diferentes. As sprites têm tamanhos diferentes, o plano de fundo tem cores e detalhes diferentes e a versão do ColecoVision não possui música.

ColecoVision

SG-1000

2. Congo Bongo

Congo Bongo é um jogo original do arcade de 1983 criado pela SEGA. Com perspectiva isométrica e elementos de plataforma, o jogador deve evitar obstáculos e inimigos para chegar em um macaco que botou fogo no seu acampamento em cada tela.

Nessa época a SEGA ainda licenciava seus jogos para outras plataformas e esse aqui saiu até para microondas.

O interessante é que mesmo sendo baseado no mesmo chip de vídeo, as versões do ColecoVision, SG-1000, MSX e TI-99/4A são todas diferentes.

Por incrível que pareça, mesmo sendo um jogo da SEGA, a versão do ColecoVision é mais fiel à do arcade do que a do SG-1000.
Enquanto o Coleco manteve uma perspectiva isométrica, o SG-1000 optou por uma perspectiva que em alguns cenários parece top-down enquanto outros lembram mais o estilo de jogo de Donkey Kong (o original).

ColecoVision

SG-1000

3. Zaxxon

Por último vamos comparar Zaxxon, também original do arcade e feito pela SEGA, do início de 1982.

Zaxxon é um Shoot ‘em up (ou como gostamos de chamar, jogo de navinha) com perspectiva isométrica e o diferencial de que você deve mudar sua altitude para desviar de obstáculos e acertar inimigos.

Ambas as versões compartilham da mesma perspectiva do arcade estilo de jogo, mas dá pra ver que o visual é bem diferente, tanto nas sprites do jogo como no plano de fundo e informações mostradas na tela, como vidas, altitude e combustível. Além disso, a versão do ColecoVision, apesar de um cenário menos colorido, roda com mais sensação de velocidade.

ColecoVision

SG-1000

Disclaimer

Então meus caros fliperameiras e fliperameiros, já conheciam esses dois consoles que são tão parecidos por dentro? Sabiam dessa curiosidade? Foi coincidência ou a SEGA malandramente copiou  arquitetura do ColecoVision?

Deixe aí sua opinião nos comentários!