in

Voez (Nintendo Switch)

Voez (Nintendo Switch)

Acredito que todos já ouviram falar no velho ditado: “Nunca julgue um livro pela capa”. Pois foi exatamente assim que eu conheci Voez para o Nintendo Switch.

Certa vez andando pelo centro de São Paulo achei uma pequena loja de jogos e resolvi dar uma olhada em títulos para o meu Nintendo Switch. Não saí de casa com intenção de comprar nenhum jogo naquele dia, aliás, nem muito dinheiro eu tinha disponível, e quem compra jogos para o Switch no Brasil sabe que os preços não são nada amigáveis.

Foi então, que entre diversos títulos na faixa de R$ 250 até R$ 350,00 um deles me chamou a atenção pelo preço abaixo da média – Voez. As caixinhas com os jogos estavam dispostas no balcão de maneira que era possível ver apenas a lateral da caixa, ou lombada, se preferir, mas não dava para ver a arte da capa.

Pedi então para o vendedor pegar o jogo para que eu pudesse dar uma olhada, uma vez que eu nunca tinha ouvido falar ou visto nada referente àquele jogo.

Enquanto o vendedor destrancava o balcão perguntei do que se tratava esse tal de Voez. Foi então que ele me explicou que era um jogo rítmico e essa nova informação aliada ao preço me fizeram ficar interessado.

Quando peguei a caixa na mão e pude ver a arte do jogo não tive como resistir. Uma arte diferente de tudo o que eu já tinha visto. Um visual clean, agradável aos olhos e extremamente bem trabalhada em sua simplicidade. Não pensei duas vezes e levei o jogo para casa.

Acompanhe agora a análise para descobrir minhas impressões sobre Voez e se eu me arrependi ou não de ter comprado um jogo sem saber nada a respeito dele.

Box Art

O Jogo

Voez foi desenvolvido pela tailandesa Rayark Games e lançado originalmente para Android e IOS em 2016. Aliás, se você não tem um Nintendo Switch, mas gostaria de experimentar o jogo, algumas músicas podem ser testadas gratuitamente para os smartphones.

A versão para Nintendo Switch foi lançada originalmente em 2017 apenas em formato digital, mas recebeu cópias físicas no início de 2018.

As versões para smartphone e para o Switch são idênticas, mas na versão para o console da Nintendo temos todas as músicas já lançadas disponíveis.

Voez é um jogo rítmico no melhor estilo dos saudosos Guitar Hero e Rock Band onde com o estilo musical tipicamente pop japonês.

Durante as músicas “controlamos” as batidas incrementando a melodia com batidas que lembram um marca compasso.

Modo Estória

Jogabilidade

Aqui não tem mistério. A jogabilidade de Voez é exatamente igual a qualquer outro jogo similar. Algumas marcações vão descendo pela tela em algumas trilhas diferentes e um botão correspondente ou a tela de toque deve ser pressionada no momento exato para garantir uma maior pontuação. Não basta penas acertar a nota, é necessário acertar o tempo exato para conseguir índices diferentes para cada nota: Miss, OK e Perfect.

A pontuação e o ranking também aumentam de acordo com o número de notas acertadas em sequência como: Combo e Max Perfect. A soma de todos esses fatores gera uma pontuação e um ranking ao final de cada música.

Eita…

Logo em seu lançamento a versão para o Nintendo Switch recebeu diversas críticas negativas pois não era possível jogar na TV com o console conectado na Dock, uma vez que os controles eram exclusivos na tela sensível ao toque.

Quando a versão física foi disponibilizada a Ryark Games lançou uma atualização que permitia jogar através dos controles físicos, o que deixou o jogo muito mais legal e diversificado.

Temos uma estória que se desenrola entre uma música e outra. Estória essa que é contada através de algumas imagens estáticas com a belíssima arte do jogo e são liberadas a partir da conclusão de alguns desafios, como por exemplo: terminar uma música com Rank S na dificuldade 3.

Para falar a verdade o enredo é bem bobinho e conta a saga de alguns músicos colegiais em busca do sucesso. Mas afinal de contas, nem precisamos de um pano de fundo para um jogo musical de ritmo.

Também ganhamos algumas “moedinhas” em formato de um pequeno pássaro que nos permite liberar alguns ícones de personagens no formato tradicional de Gatcha.

Todas as músicas já estão liberadas ao iniciar o jogo e não é preciso seguir uma ordem. Basta escolher a que mais lhe agrada e buscar a melhor pontuação. Simples assim!

Gameplay

Gráficos

Aqui temos um diferencial, mas não necessariamente nos gráficos do jogo, e sim na direção artística que lembra muito um Anime Japonês. Tanto as imagens do modo história quanto as capas de cada música disponível são lindas e de encher os olhos. Me lembrou muito um Art Book. Durante as músicas temos as faixas coloridas que brilham todo o tempo. Tudo é muito simples e você acaba nem notando pois está concentrado na sequência de teclas que você precisa pressionar.

Abertura

Sons

Aqui é que a coisa fica séria de verdade. Voez conta com ótimas canções no melhor estilo K-Pop. Algumas músicas ficam grudadas na cabeça e você fica cantarolando a melodia durante todo o dia. Destaque para a música título: Colorful Voice que escuto nesse exato momento enquanto termino essa análise e é figurinha carimbada na minha playslist pessoal no Spotify.Ao todo são mais de 100 músicas disponíveis, uma mais legal do que a outra. São diversos artistas diferentes o que garante uma boa variedade. Muitas músicas lembram inclusive aberturas de Animes.

Seleção de Músicas

Considerações Finais

Voez é um excelente passa tempo e se encaixa perfeitamente na proposta de mobilidade do Switch ou mesmo dos Smartphones.

Todas as vezes que vou viajar ou ficar algum lugar esperando por algum tempo levo o jogo comigo. A proposta do jogo permite uma jogatina rápida e descompromissada. Em 15 minutos você consegue terminar 4 ou 5 músicas em busca de uma pontuação maior.

Assim como qualquer jogo nesse estilo Voez é para um nicho próprio de jogadores que gostam de jogos no estilo Hatsune Miku, Guitar Hero ou Rock Band. Agora se você já é fã do gênero e curte K-Pop ou mesmo músicas de Anime esse jogo é para você.

Algo que me incomodou um pouco é já ter todas as músicas liberadas logo de início. Confesso que isso me tirou um pouco. Não tem aquela vontade de seguir com o jogo e ir desbloqueando e conquistando as coisas com o tempo.

Mas no geral Voez é um bom jogo e entrega exatamente aquilo que promete, mas não é um jogo pelo qual eu pagaria preço de jogos AAA. É uma boa pedida, mas tem que ser comprado pelo preço certo, já que é um jogo descompromissado e sem grandes pretensões.

Postado por Guilherme Ferrari

Aqui é o Guilherme, GZ, hoster do podcast!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Fliperama de Boteco # 158 - Klonoa

Fliperama de Boteco # 158 – Klonoa

A surra no Street Fighter Alpha 2