Silt é um jogo que proporcionar uma belíssima, surreal e solitária aventura no desconhecido fundo mar
in ,

Silt é um jogo que proporcionar uma belíssima, surreal e solitária aventura no desconhecido fundo mar

De tempos em tempos surgem aqueles jogos que conseguem capturar sua atenção só de bater o olho. Pra mim, Silt certamente faz parte desse seleto panteão gamer.

Jogo com visual dark e sombrio me ganha bem fácil, abraço Hollow Knight.

Silt é um jogo de aventura e puzzle em preto e branco que nos leva às profundezas desconhecidas do fundo do mar. Você já ouviu falar em talassofobia? Silt vai te ensinar o que é o medo excessivo que algumas pessoas têm do mar ou de corpos de água profundos.

Toda essa estética é algo que muitas vezes incomoda as pessoas, provavelmente por trazer-nos pensamentos mais negativos ou até por conta da simplicidade gráfica. Mas meu amigo, aqui é outra história! O ambiente escuro e apenas monocromático me capturou, além oferecer um outro tipo de interação para nós jogadores.

Silt é o primeiro jogo da Spiral Circus publicado pela Fireshine Games. Ele apresenta um cenário surreal e uma aventura bem solitária.

 

 

Ao começar o jogo, pouco (ou apenas nada) se sabe a respeito do protagonista, o que estamos fazendo naquele lugar ou até mesmo da história, apenas que controlamos um escafandrista explorando as profundezas e desvendando mistérios. Ele vai cruzar com criaturas estranhas, passando por ruínas antigas e tendo que lidar com máquinas até então ocultas.

Jogos novos precisam usar todos os botões disponíveis? Não! A jogabilidade de Silt é simples mas bastante interessante. Ao começar o jogo podemos controlar o escafandrista e os peixes e criaturas que estão à nossa volta – neste primeiro momento, uma piranha, que usa a habilidade de morder e assim cortar a corrente que prende o nosso mergulhador, bem ao estilo Jason Voorhees no início de Sexta-Feira 13 parte 8.

Para controlar/incorporar os seres que estão à nossa volta, o nosso escafandrista emite uma espécie de raio pelo capacete, sendo que esse raio é comandado por nós e, ao chegar perto, ficamos com o seu controle. Tudo de maneira simples e fácil. Nosso protagonista, sem nome, não tem capacidade de atacar, ele é apenas um viajante pois são as criaturas que controlamos que atacam por nós. A dependência de comandar e descobrir os poderes dos seres que faz Silt uma delícia.

Confesso que por cada quebra-cabeças resolvido e área descoberta a vontade de ir explorar é cada vez maior.

Resumo da ópera

Silt é uma verdadeira obra de arte.  A verdade: é jogão e deve ser jogado!!!

Sobre a Fireshine Games

A Fireshine Games é uma editora global de videogames digitais e físicos com sede em Londres, Inglaterra. Originalmente criada em 2014 com o nome Sold Out, a Fireshine Games trabalha com grandes estúdios como Team 17, Rebellion e Frontier Developments, além de apresentar novos estúdios de desenvolvimento indie ao mundo, como Pugstorm, Stonewheat & Sons, Spiral Circus, White Paper Games e muitos outros – com publicação para distribuição física e digital. A Fireshine também faz parte do grupo de empresas EG7. Para mais informações sobre Fireshine Games e seus próximos títulos, visite o site oficial em http://fireshinegames.co.uk.

SOBRE SPIRAL CIRCUS

Sobre Spiral Circus Spiral Circus é uma desenvolvedora de jogos independente com sede em Bristol. A empresa foi fundada em 2018 pelo artista Tom Mead e pelo biólogo Dom Clarke. O objetivo do estúdio é dar vida à arte surreal em jogos. Visite o seu site oficial em spiralcircusgames.com.

 

*Silt foi analisado no PC (STEAM), em cópia digital gentilmente cedida ao Fliperama de Boteco por parte da Editora.

9.7

Jogabilidade

9.5/10

Sons e Trilha

10.0/10

Diversão

9.0/10

Gráficos

10.0/10

Ambientação

10.0/10

Prós

  • Visual
  • Ambientação
  • A ausência de trilha em alguns momentos deixa a jogatina mais tensa

Contras

  • Curto

Postado por Guilherme Ferrari

Aqui é o Guilherme, GZ, hoster do podcast!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Fliperama de Boteco #323 - Side Pocket

Fliperama de Boteco #323 – Side Pocket

Fliperama de Boteco #324 - Felix The Cat (NES)

Fliperama de Boteco #324 – Felix The Cat (NES)