Formula 1 (PS1) VS F1 World Gran Prix (N64)

Renato Guardia

Salve botequeiros e botequeiras!!! Inspirado pelo Fliperama de Boteco 172 – Jogos Marcantes de Corrida e a linda citação de GP 2, resolvi trazer para cá a análise de dois gigantes da quinta geração: de um lado Formula 1 da “Bizarre Creations” que inaugura a série Formula One da Sony, para o tão querido Playstation (ps1); e do outro lado, F1 World Gran Prix da “Paradigm Entertainment / Video System” para a máquina, o Nintendo 64.

A escolha da quinta geração (FDB #153 – 5ª Geração dos Games) foi proposital, uma vez que representa um dos saltos mais notáveis e mais significativos entre gerações: saímos do 2D que teve seu momento de maior maturidade nos 16 bits para o boom do 3D, onde cunhou-se tudo que fundou os princípios básicos de como entendemos a jogabilidade nos moldes atuais.

Colocando isso em prática na nossa temática de hoje, saímos dos jogos de corridas baseados em Sprites como o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II (1992) para o Mega drive e Nigel Mansell’s World Championship (1992) para o Super Nintendo e rumamos para a revolução dos 32/64 Bits que começaram a permitir modelos e ambientes em 3D. Menção honrosa ao “Virtua Racing” (1992) da Sega que já nos deu uma prévia nos 16 bits do que seria um Formula 1 na nova geração.

Super Monaco GP II – Mega Drive
Nigel Mansell WC – Super Nintendo

Esses dois gigantes a seguir figuram a maior parte das listas de Top jogos de Formula 1 de todos os tempos, inclusive esta disponibilizada pelo site da redbull.

FORMULA 1 (PS1)

Formula 1 – PS1

Foi lançado em 1996 pela Psygnosis e desenvolvido pela Bizarre Creations, baseado na temporada de 1995 de formula 1. Conta com 17 pistas, 13 equipes e 26 pilotos reais (licenciados). São 2 modos de jogo: Arcade e Championship. O primeiro ativa uma série de auxílios como frenagem e linha ideal, favorecendo aqueles que procuram um jogo mais casual e o segundo para quem quer uma pegada mais simulação.  As variações climáticas disponíveis são apenas 3: seco, molhado e variável. Pode-se ainda ligar ou desligar o desgaste dos pneus e dano na batida. O gameplay possibilita a escolha de 6 câmeras entre elas: somente o chão, bico do carro, até as mais distantes e aérea. O jogo apenas para 1 jogador, o modo multiplayer pode ser habilitado usando o Playstation link cable e cada um corre em seu próprio Playstation.

Formula 1 – PS1

A trilha sonora é toda rock’n roll e conta as musicas de Steve Vai e Joe Satriani entre as trilhas escritas para o game. Um palinha da trilha: Satriani – Back To Shalla Bal 

Só no PS1, o game teve mais 3 títulos, sendo que a bizarre Creations desenvolveu apenas a edição seguinte (Formula 1 97), A Edição 98 ficou a cargo da Visual Science e 99 e 2000 pela Studio 33. Todos publicados pela Psygnosis que veio posteriormente a se chamar SCE Studio Liverpool, selo pelo quais os jogos de Playstation 2 da série foram lançados.

 

F1 WORLD GRAN PRIX (N64)

F-1 World Grand Prix – N64

Foi lançado no ano de 1998 para nintendo 64, desenvolvido pela Paradigm Entertainment e Publicado pela Video System. Conta com 22 pilotos licenciados e suas equipes e as já tradicionais as 17 pistas. São 5 modos de gameplay:

  • Gran Prix, a simulação da temporada de 1997;
  • Exibition, que consiste em uma única corrida;
  • Time trial, a corrida contra o relógio;
  • 2 players em tela dividida;
  • Mdo de desafios, que é o meu favorito. Neste modo são dados cenários da temporada de 97 e você toma o lugar do piloto vivenciando estes momentos, um exemplo:

Forte chuva marca o inicio doa GP da Bélgica, a maior parte dos pilotos opta pelos pneus de chuva menos Michael Schumacher que escolhe pneus mistos. Então, felizmente durante a prova a chuva para e a pista começa a secar rapidamente. Sua missão é aguentar a chuva e brilhar quando ela para para vencer as Williams, as vilãs do jogo.

F-1 World Grand Prix – N64

Falando um pouco mais de gameplay, temos 5 câmeras: somente o chão, bico do carro, cockpit, traseira e traseira distante. Durante a prova, pode ocorrer variação climática, passando se sol a chuva ou vice-versa. As condições climáticas são: sol, parcialmente nublado, nublado, chuva leve e chuva pesada. Outra coisa que chamou a atenção neste jogo foi a possibilidade de fazer ajustes no carro. Não era nem um pouco comum este fator de simulação em jogos de Nintendo 64, isso era coisa de Gran Turismo do Playstation. Mas calma, você não vai ficar perdido, existem “pre-sets” pra facilitar.

Foi lançada uma versão deste game para DreamCast e Playstation, em 1999 baseada na temporada de 1998. No mesmo ano saiu F-1 World Grand Prix II para Nintendo 64 contando com muitas melhorias. Um jogão também.

Veredito

Quando eu joguei o Formula 1 para o Playstation realmente me apaixonei pelo jogo. Os gráficos, a HUD imitando as transmissões de TV e toda aquela capacidade sonora que era possível com a mídia ótica: Barulho dos carros, narração e a trilha sonora totalmente Rock’n roll me ganharam. Minha lembrança mais forte deste game foi uma disputa entre amigos da rua pelo melhor tempo em Interlagos. Tínhamos um ranking vitalício do nosso bairro.

Como eu não era um feliz proprietário de um Playstation, comecei a procurar games de formula 1 no Nintendo 64, não foi fácil achar um tão bom quanto o Formula 1, mas acabei me deparando com o F1 World Gran Prix, que me cativou muito com seus gráficos, jogabilidade e a mudança climática influenciando no gameplay dando assim um belo fator de replay. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi o modo de cenários (lembram lá do Super Star Soccer??? Então, a mesma ideia) simulando eventos da temporada de 1997.

Resumindo, os pontos positivos de cada um:

Formula 1:

  • Ótimo gameplay
  • Gráficos lindos
  • Trabalho sonoro fantástico: barulhos dos carros e a narração te dão uma imersão absurda
  • Destaque também para  a trilha sonora que é totalmente demais!

F1 World Gran Prix:

  • Gráficos lindos
  • mudanças climáticas influenciando o gameplay
  • features de simulação e ajustes no carro
  • modo de Cenário replicando eventos da temporada de 1997.

Nessa difícil escolha, por mais que eu tente escolher um campeão, não consigo. Me diverti muito colocando estes jogos lado a lado. Na época eu joguei ambos, porém, isoladamente, sem a malícia de qualquer comparação. Confesso que foi uma experiência ímpar que só o fliperama de boteco poderia me proporcionar. Então, ao invés de escolher um vencedor, vou dar uma dica de como desfrutar desses games:

  • Comece com o Formula 1 no modo Arcade, aproveite a diversão sem se importar muito com simulação.
  • Depois, experimente um pouco do modo campeonato, sem os tais dos auxílios de direção
  • Jogue um pouquinho do F-1 World Grand Prix para se acostumar com a pegada, explore os ajustes
  • Divirta-se com o modo de desafios =)

Até a próxima! Espero que tenham gostado! E, como sabem, os comentários são nossos salários, então caprichem!

Braxxx

Sobre o Autor

Guilherme Ferrari

NA VIDA TUDO É PASSAGEIRO, MENOS O MOTORISTA E O COBRADOR.
administrator
Próxima postagem

Nerdbyte News #23 – Nintendo Direct pro Ralo

Salve botequeiros e botequeiras!!! Inspirado pelo Fliperama de Boteco 172 – Jogos Marcantes de Corrida e a linda citação de GP 2, resolvi trazer para cá a análise de dois gigantes da quinta geração: de um lado Formula 1 da “Bizarre Creations” que inaugura a série Formula One da Sony, […]
Nerdbyte News #23 – Nintendo Direct pro ralo