Análise – GeForce Now no PC – Saiba como está o Beta do Streaming de Jogos da Nvidia

Olá fliperameiros e fliperameiras! Vocês conhecem o GeForce Now? Então:

Bem vindos ao futuro!

Eu me inscrevi há algum tempo no Beta gratuito do GeForce Now para PC e Mac, um serviço de jogos na nuvem da Nvidia onde você pode jogar alguns dos jogos que você tem na sua conta da Steam e outras plataformas por streaming. Isso significa que o seu PC não roda o jogo, ele roda em um servidor da Nvidia que recebe os comandos do seu PC e manda de volta o vídeo e o áudio pela internet.

Esse fim de semana recebi um email dizendo que havia sido aceito no Beta. Como tenho um PC do milhão em casa, fiquei empolgadíssimo e fui logo testar.

Como o serviço precisa que você tenha os jogos já, não pude testar com jogos muito novos, já que não possuo um PC muito bom e não tenho jogos muito recentes para essa plataforma. Além disso, por algum motivo que não consegui desvendar ainda, só consegui jogar os meus jogos da Uplay, plataforma da Ubisoft. Os jogos da Steam não funcionaram pra mim.

Os jogos que eu usei para o teste foram:

  • Assassin’s Creed IV: Black Flag
  • Watch Dogs

Como funciona?

Depois de se registrar você precisa baixar o aplicativo GeForce Now, que recebe o streaming no seu PC.
Abrindo o aplicativo você terá acesso a lista de jogos disponíveis na plataforma:

 Tela inicial do aplicativo do GeForce Now no PC, serviço de Streaming de Jogos da Nvidia
Tela inicial do aplicativo

Aí você precisa procurar um jogo que você já tenha na Steam, Uplay, etc… Quando você entrar pela primeira vez no jogo você vai ter que logar na sua conta onde você tem o jogo, mas só precisa fazer isso uma vez. Em seguida o game irá iniciar e… voilà! Você está rodando um jogo remotamente e jogando no seu PC!

O que você precisa?

Atualmente o Beta só está disponível na Europa e América do Norte. Segundo o site do produto, você precisa de uma conexão de 15Mbps para jogar com 720p a 60fps e 25Mbps para jogar com 1080p e 60fps. O site também diz que você precisa estar conectado pelo cabo ou usando um roteador sem fio na frequência de 5GHz.

Os requisitos mais detalhados de hardware você pode encontrar no website oficial: https://www.nvidia.com/en-us/geforce/products/geforce-now/system-reqs/

Qual hardware eu usei pra o teste?

Meu notebook velho de guerra é um Samsung RF511, modelo de 2011, comprado em 2012 com as seguintes especificações:

  • Processador Intel i7 2670QM (2nd gen) @ 2.2 GHz
  • 8 GB de Ram
  • GeForce GT 540m (apesar do requisito de sistema ser uma GeForce série 600)

O velhinho está conectado à um monitor externo Full HD (1080p) e à rede por um cabo direto ao roteador com uma internet de 150Mbps. Pra jogar estou usando um controle de Xbox 360 sem fio com um adaptador. Segue um resultado do teste de rede:

Teste de rede usando GeForce Now no PC, serviço de streaming de Jogos da Nvidia
Teste de rede

Além disso, testei no notebook da minha esposa com um resultado final bem parecido. Ele é um i5 4200U com 12GB de Ram e uma Intel HD 4400 de placa de vídeo.

Vamos ao que interessa: Gráficos, Desempenho, Streaming e Lag

Eu queria ter feito algumas capturas em vídeo, mas meu notebook idoso não aguentou a tarefa.

Como o jogo roda no servidor, não é possível medir a taxa de quadros. Quando temos engasgos não tem como saber se é ao renderizar o jogo no servidor, no encoding de vídeo ou meu PC tendo problemas pra decodificar o streaming, mas o que interessa é o seguinte:

O gráfico na maior parte do tempo é muito bom e, apesar de alguns engasgos durante o gameplay, se botassem o controle na minha mão sem dizer que era streaming, eu ia demorar um bom tempo pra descobrir

Mesmo estando grudado no monitor, em boa parte do tempo não consegui ver nenhum sinal de artefatos de compressão, como essas partes mais pixeladas que às vezes vemos no Youtube ou no Netflix. É claro, em alguns momentos a conexão dá uma escorregada e você ve a qualidade cair, mas a qualidade fica boa parte do tempo.

Quanto aos gráficos, os jogos não são novos, então coloquei todos no Ultra. O Watch Dogs foi o que mais engasgou, mas ainda assim, perfeitamente jogável!

Depois de baixar a qualidade do streaming manualmente para 1366×768 @ 30fps o vídeo ficou um pouco mais estável, mas ainda com algumas engasgadas ocasionais.
Diminuir a qualidade dos jogos nas opções não fez grandes mudanças.

Quanto ao lag, consegui jogar tranquilamente Black Flag por mais de hora e simplesmente esqueci que não rodava no meu PC. O programa ainda tem uma opção para modo competitivo, que visa priorizar o tempo de resposta, embora pra mim isso não faça uma diferença perceptível. Em resumo, perfeitamente jogável nesse quesito!

Seguem alguns screenshots dos jogos no GeForce Now:

Assassin's Creed IV - Black Flag rodando no GeForce Now no PC, serviço de Streaming de Jogos da Nvidia
Assassin’s Creed IV – Black Flag
Watch Dogs rodando no GeForce Now no PC, serviço de Streaming de Jogos da Nvidia
Watch Dogs

O que ainda pode melhorar?

O streaming está muito bom, mas ainda pode ficar mais estável. A plataforma em si é que precisa de uma boa melhorada. Principalmente a integração com as plataformas de jogos como a Steam. Apesar de você só poder jogar os jogos que você já tem, ele mostra pra você uma lista  que a plataforma suporta em vez de mostrar só os que você pode jogar.

Disclaimer

Eu não acreditava em jogos na nuvem por streaming.

Depois de fazer esse teste, dependendo do preço que irão cobrar pelo serviço, estou seriamente considerando ser um cliente.

Até então o mais próximo que eu tinha chegado desse tipo de streaming foi o remote play do PS4 para o meu PC, mas mesmo com os dois conectados na rede por cabo, apesar de jogável, a qualidade era um pouco estranha, como se tivesse menos quadros e com uma imagem um pouco borrada.

Realmente não esperava esse resultado em um streaming pela internet. Fiquei realmente empolgado com esse resultado! Inclusive pra quem joga mais em consoles, pode ser uma maneira de complementar a jogatina.

Se vier ao mercado com um preço acessível talvez eu nunca mais precise me preocupar em ter um PC com specs pra jogar!

Em caso de dúvidas acesse o FAQ.

E você? O que acha da ideia de jogos por streaming?
Já testou algum serviço? Como foi?
Deixe aí seu comentário!

 

Sobre o Autor

Guilherme Ferrari

NA VIDA TUDO É PASSAGEIRO, MENOS O MOTORISTA E O COBRADOR.
administrator
Próxima postagem

Nerdbyte News #08 - Steven Seagal e Locomia encontram Mega Drive

Olá fliperameiros e fliperameiras! Vocês conhecem o GeForce Now? Então: Bem vindos ao futuro! Eu me inscrevi há algum tempo no Beta gratuito do GeForce Now para PC e Mac, um serviço de jogos na nuvem da Nvidia onde você pode jogar alguns dos jogos que você tem na sua conta […]
Nerdbyte News #08 - Steven Seagal e Locomia encontram Mega Drive