in

5 Mulheres Protagonistas nos Games

5 Mulheres Protagonistas nos Games

 

Oito de Março, Dia Internacional das Mulheres, e nós do Fliperama de Boteco não podíamos deixar passar em branco uma data tão especial. Chegou a hora de prestar uma merecida e singela homenagem a todas as mulheres e em especial para aquelas que compartilham conosco a paixão pelos Videogames. É muito pouco diante de todas as adversidades que essas guerreiras enfrentam diariamente. Temos consciência, infelizmente, que o preconceito de gênero ainda existe em nossa sociedade e suas vertentes, mas ele é ainda mais intensificado quando o assunto é Videogames.
Sendo assim, hoje como homenagem vamos listar cinco ótimos jogos onde a protagonista é do sexo feminino e mostra que lugar de mulher é onde ela quiser.

 

Metroid – Samus Aran

Mulheres Protagonistas nos Games - Samus Aran (Metroid )
Samus Aran – Metroid

Frequentemente mencionada como uma das maiores surpresas no mundo dos Videogames pelo fato de que a revelação de que a protagonista é uma mulher só acontece ao terminar o jogo.
Podemos dizer sem sombra de dúvidas que Metroid (FDB #94) lançado para o NES em 1986 foi um transgressor. Primeiro por abandonar o padrão linear dos jogos lançados no mesmo período e em segundo lugar por utilizar uma protagonista do sexo feminino e deixar isso oculto até o momento final para aumentar o impacto da revelação.

Metroid mostra a batalha de Samus contra os Space Pirates em um jogo de ação cadenciado e focado na exploração. Infelizmente não é possível traçar um esboço da personalidade de Samus no primeiro jogo, mas é possível observar suas habilidades físicas com armas tecnológicas. Samus é uma personagem que figura até hoje em títulos da Nintendo e com o decorrer dos anos a sua personalidade foi sendo moldada através dos diversos títulos da franquia. Justa, dedicada e capaz de solucionar problemas complexos além de habilidades quase sobre humanas.

Samus Aran é figurinha carimbada na franquia de luta da Nintendo: Smash Bross, ele é rápida e conta com um enorme arsenal a sua disposição, além da sua armadura tecnológica.

 

Phantasy Star – Alis Landale

Mulheres Protagonistas nos Games - Alis Landale (Phantasy Star)
Phantasy Star – Alis Landale

Lançado em 1987, o RPG da SEGA para o Master System traz como personagem principal Alis Landale. Que parte em uma jornada em busca de vingança pela morte de seu irmão Nero pelas mãos do terrível imperador Lassic e de quebra ainda lidera a salvação do sistema solar de Algol. Inicialmente ela luta sozinha, mas com o avançar do jogo lidera um grupo formado ainda por um guerreiro, um mago e um gato falante.

Cavernas, Calabouços, Florestas, Desertos e Geleiras. Nada é capaz de desviar Alis de sua jornada, o que certamente demonstra um espirito determinado e focado em sua busca.
Durante toda a jornada Alis funciona como o cérebro da equipe e ponto de convergência de todos. Sendo a personagem mais versátil porque acumula as virtudes dos outros aliados uma vez que é forte no combate corpo a corpo e também é capaz de aprender magias de ataques e cura. Incrível ver como um jogo tão contemporâneo já trazia em destaque uma protagonista forte e longe do estereótipo de princesa indefesa. Phantasy Star brilha durante toda a campanha e boa parte desse sucesso se deve ao carisma da nossa heroína.

 

Super Princess Peach – Peach

Mulheres Protagonistas nos Games - Peach (Super Princess Peach)
Super Princess Peach – Peach

Diversas vezes apontada como a figura indefesa do Reino do Cogumelo que sempre precisa ser salva por Mario, Peach já provou que é muito mais do que isso. Eu prefiro acreditar que ela sempre é alvo de Bowser por ser uma importante diplomata de um reino próspero. Mas se engana que Peach é apenas esse poço de fragilidade.

Não foram poucas as vezes em que ela precisou demonstrar toda a sua força de determinação. Alguns exemplos mais notórios são: Super Mario 2 (Fliperama de Boteco #08 ) onde ela precisa ajudar Mario, Toad e Luigi na luta contra o terrível Wart e também em diversas versões do Smash Bros, onde literalmente ela baixa a porrada em geral.

Mas o ápice dessa independência veio com o seu primeiro título solo intitulado Super Princess Peach. Lançado para o Nitendo DS em 2005. O enredo do jogo apresenta a jornada da princesa para resgatar Mario, Luigi e Toad que foram sequestrados por Bowser. Parece que o jogo virou não é mesmo?

Peach é dócil, gentil e valoriza muito as pessoas e criaturas, principalmente as que vivem em seu reino. Em contrapartida temos uma aventureira por natureza que gosta de explorar novos lugares e está sempre pronta para ajudar os amigos. Nesse jogo é possível compreender um pouco mais sobre a personalidade forte de Peach até porque ela usa basicamente ataques especiais baseados em suas emoções (Alegria, Tristeza, Raiva e Calma) para derrotar inimigos e resolver quebra-cabeças, mas também conta com a sua arma secreta: um guarda-chuvas chamado Perry que ela usa para bater nos inimigos. Uma bela estreia para seu primeiro jogo solo!

 

Mônica no castelo do Dragão – Mônica Sousa

Mulheres Protagonistas nos Games - Mônica Sousa (Mônica no castelo do dragão)
Mônica no castelo do dragão – Mônica Sousa

Talvez a personagem da lista com o gênio mais forte. Velha conhecida da molecada por conta dos gibis do mestre Mauricio de Sousa, teve sua estreia nos videogames para o Master system em 1991 através de uma modificação do jogo Wonderboy in Monster Land; Mônica no Castelo do Dragão. Mônica é uma garota doce, mas com personalidade forte. Dotada de uma força muitas vezes descomunal é extremamente leal com todos e nunca deixa de proteger seus amigos.

A busca de Mônica no jogo da Tectoy é para salvar a terra dos monstros que foi invadida pelo Capitão Feio e seu exército de sujeiras. Diversos monstros como cogumelos saltitantes, cobras peçonhentas, fantasmas, ogros e até mesmo um dragão cuspidor de fogo estará no caminho da nossa heroína. É impressionante como um jogo sem nenhuma ligação com o universo criado por Maurício de Sousa encaixou tão bem com sua personagem.

Por uma exigência do próprio Mauricio, Mônica não poderia usar armas no jogo e por isso a espada de Wonder Boy foi adaptada para o coelhinho Sansão. Mônica ainda participou de mais um jogo para o Master e também em uma outra versão para o Megadrive. Todos eles com qualidade excelente e portes de jogos da franquia Wonderboy.

Celeste – Madeline

Mulheres Protagonistas nos Games - Madeline (Celeste)
Celeste – Madeline

O mais novo jogo da lista foi lançado de maneira independente no ano de 2018 e conta a história de Madeline uma garota em busca de autoconhecimento enquanto busca chegar ao cume da montanha que dá nome ao jogo. Com base em tradicionais jogos de plataformas onde o principal objetivo é superar obstáculos através de saltos complexos a escalada nessa montanha é apenas uma metáfora para os desafios que vivemos em nosso dia a dia.

Madeline ao contrário de quase todas as heroínas citadas aqui não possui grandes poderes sobre-humanos ela apenas está em busca de conhecimento. Dotada de muita determinação, persistência e coragem Madeline acaba representando um pouco de cada jogador na sua figura durante a escalada. Durante a jornada ela encontra personagens que a fazem refletir sobre as suas ações e objetivos. Em um determinado momento da escalada, logo nos primeiros metros Madeline é obrigada a confrontar sua contraparte que acaba representando sentimentos ou traços menos agradáveis de sua personalidade.

Celeste é um jogo que através de uma protagonista forte e determinada nos leva a pensar e refletir sobre como estamos conduzindo nossas vidas ou priorizando nossos objetivos.
Afinal de contas, qual é a montanha que você deveria escalar?

 

Menções honrosas

Obviamente temos muitos outros jogos com protagonistas fortes ou mesmo personagens que deveriam figurar em uma lista como essa. De qualquer maneira estou fazendo uma breve citação abaixo, mas esse artigo permanece vivo e vocês podem enriquecer a lista comentando os jogos ou personagens que deixamos de fora.

  • Tomb Raider – Lara Croft
  • Bayonetta
  • Horizon Zero Dawn – Aloy
  • Life is Strange – Maxine
  • Assassin’s Creed Liberation – Aveline
  • Street Fighter – Chun Li
  • Uncharted Lost Legacy – Cloe e Nadine

O que achou da lista?? Comente quem faltou!!!

Postado por Guilherme Ferrari

Aqui é o Guilherme, GZ, hoster do podcast!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

FDB#168 - Meus Jogos Favoritos

Fliperama de Boteco #168 – Meus Jogos Favoritos

Karateka O primeiro contato com um computador

Karateka: O primeiro contato com um computador