A franquia Great Battle nos 16 bits

A franquia Great Battle nos 16 bits

Fala botequeiros! Tudo bem com vocês? No artigo dessa semana vamos analisar uma saga de jogos orientais muito insana que mistura Kamen Riders, Gundans e Ultramans em aventuras homenageando grandes nomes do Super Nintendo: a Franquia Great Blatte!

Assim como a namorada ou esposa reclamando em frente ao armário lotado que não tem nada para vestir, quem nunca olhou pros seus cartuchos ou lista de roms e pensou: ah! não tenho nada pra jogar!!!

Nesses momentos, nada melhor que dar uma sapeada na biblioteca de exclusivos do Super Famicom, sempre descobrimos algo novo!

Franquia Great Blatte

Primeiro de tudo, os jogos foram desenvolvidos e e publicados pela Banpresto, uma fabricante de brinquedos japoneses.Além disso a franquia Great Battle é uma derivação da série Compati Heroes, que tem como principal característica o crossover inusitado entre Kamen Riders, Gundans e Ultramans em versão SD (super deformed), vulgo, cabeçudos.

As traduções do Japonês para o Inglês estão disponíveis na seção “translations” do site romhacking.net

Vamos aos Jogos:

The Great Battle (1991)

1 jogador

The Great Battle de 1991
Tela de Abertura

Graças ao sistema de controle climático, tudo estava numa boa, até que uma falha em seu funcionamento reviveu muitos tipos de criaturas do mal. Kamen Rider V3, Ultraman Taro e Knight Gundam se juntaram para por a casa em ordem. Mas, cerca de um mês sem noticias, foram declarados desaparecidos. Um novo time foi montado: Kamen Rider 1, Ultraman e RX-78-2 Gundam partem para investigar o acontecido.

Sua jogabilidade é de um Top Down shooter que me lembrou muito Gremmlis 2 do NES. São 7 níveis e você tem a oportunidade de resgatar membros do time 1. A cada membro resgatado, ele se torna um personagem jogavel. Lembrando que em todos os jogos é possível trocar de personagem a qualquer momento.

Visão Top Down de The Great Battle (1991)
Visão Top Down

The Great Battle II: Last Fighter Twin (1992)

2 jogadores

Tela de Abertura de The Great Battle II: Last Fighter Twin (1992)
Tela de Abertura

Passaram-se cerca de 50 anos após nossos amiguinhos cabeçudos se mudarem para uma colônia espacial. E a nação cabeçuda prosperava, até que um dia… o sistema de controle climático deu pau novamente e nossos heróis começaram a perder suas habilidades especiais. Sem elas, ficou difícil manter a paz e os monstros tomaram conta. A nação cabeçuda novamente viveu o caos.

Mas havia uma esperança: quatro capsulas de gashapon (maquina de ficha que soltam brinquedos) misteriosas espalhadas pelo mundo podiam conceder um desejo a quem as reunisse. Mas quem poderia fazer isso? Quem seria tão bravo e valente? Ultraman Great, Gundam F91, Kamen Rider RX e Fighter Roar (este um personagem original da série), mas eles não estão sós nessa caçada!

Sua jogabilidade uma é homenagem aos beat’n ups de rua como Final Fight e Double Dragon.

The Great Battle II: Last Fighter Twin (1992) possui estilo de jogabilidade como um Beat'n Up
Estilo Beat’n Up

The Great Battle III (1993)

2 jogadores

Tela de Abertura de The Great Battle III (1993)
Tela de Abertura

Após sua grade vitória, nossos heróis estavam a caminho de casa para seu merecido descanso mas a distração é a raiz do desastre! Que azar! Sua nave deu uma narigada com um asteroide e os cabeçudinhos foram lançados para uma terra medieval as beiras de um castelo.

O rei os conta que um bruxo do mal fez uso de magia para dominar monstros e aterrorizar a população e é claro, dominar o mundo.. e mais ainda.. ressussitar o arquiinimigo Dark Brain através da união de duas metades de um selo que só metade está de posse do rei… Mais uma missão para nossos queridos heróis.

De posse das lendárias armas que passaram de geração para geração da família real, eles vão atras da metade do selo de paradeiro desconhecido antes que caia em mãos erradas. A jogabilidade é uma homenagem aos beat’n ups medievais como King of Dragons (FDB #64 – THE KING OF DRAGONS) e Golden Axe (FDB#04 – GOLDEN AXE PARTE 1/2 e FDB #15 – GOLDEN AXE PARTET 2/2).

The Great Battle III (1993) apresenta um estilo Beat'n Up Medieval
Estilo Beat’n Up Medieval

The Great Battle IV (1994)

2 jogadores

Tela de Abertura de The Great Battle IV (1994)
Tela de Abertura

Mais uma vez o lendário time dos Jedis nipônicos é convocado para restabelecer a paz na galáxia. Mas nossos heróis não imaginavam o que iam encontrar: todas as energias do mal foram utilizadas em um portal para outra dimensão. O imperador comandou suas tropas para irem além do portal para uma nova era do mal. Essa é uma história de quem fez da Justiça e amizade sua maior arma.

V2 Gundam, Kamen Rider ZO, Ultraman e Fighter Roar voltam desta vez ao mundo de ação e plataforma no estilo megaman X e vão precisar de suas habilidades únicas para vencer inimigos e obstáculos nas fases. E ainda, participar de uma luta com um robô gigante de 150 toneladas!

The Great Battle IV (1994) apresenta uma jogabilidade semelhante com Megaman X
Estilo Megaman X

The Great Battle V (1995)

2 jogadores

Tela de Abertura de The Great Battle V (1995)
Tela de Abertura

Ano 30xx, e o time força batalha recuperou um abandonado cargueiro espacial cheio de refugiados do planeta Garcia. Os colonos revelaram sobre gemas usadas para a prospecção de energia em seu planeta natal. Apesar de sua resistência, seu planeta foi tomado por um homem rico e cheio de armas chamado Dada.

Fighter Roar foi mandado então para o planeta Garcia para investigar. A jogabilidade é 100% inspirada em Wild Guns (FDB #119 – WILD GUNS), o famoso jogo da mirinha.

The Great Battle V (1995) apresenta jogabilidade estilo Wild Guns
Estilo Wild Guns

Disclaimer

Heróis SD (Super Deformed) em situações clichês e absurdas neste crossover maluco foram um prato cheio e me garantiram algumas horas de diversão. Talvez alguns jogos tenham datado um pouco com o tempo e/ou não tenham sido feitos com tanta polidez como os jogos que os inspiraram, mas com certeza vale a pena dar uma jogadinha nesses títulos. Principalmente se você é fã da temática.

Meus favoritos foram o SD Great Battle e Great Battle IV. E o de vocês? Espero que tenham gostado! Comentem! Até a próxima!